O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO – MAURÍCIO GOMYDE

Nome: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 176
Editora: Porto 71
Classificação: 5/5

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam… Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente…



Não sei por onde começar a falar sobre esse livro. Eu não sabia o que esperar e, no fim, foi uma das estórias mais lindas que já li, de uma leveza e beleza que fizeram com que eu desejasse que não tivesse mais fim. A estória de amor de Tomas e Aurora, a mulher dos olhos cor de mel, me conquistou totalmente!

Tomas é o tipo de homem que não precisa de muito para ser feliz. A forma como ele vive a vida me tocou, pois tudo era tão simples, mas ele não precisava de mais do que o que ele tinha. Além disso, ele tinha um amigo de confiança, o Benjamin, em quem poderia confiar para tudo. Me deu vontade de morar num barco e ter uma vida tranquila como a dele, quase que dormindo sob as estrelas…

O romance que se desenrola no livro é de uma simplicidade tão linda, que faz com que qualquer pessoa queria viver algo do tipo. Todos os momentos do casal, desde o primeiro encontro, as conversas, os lugares que eles vão tornam a estória ainda mais gostosa de se ler. O autor conseguiu construir personagens bem carismáticos e com uma ótima química entre si – e não falo apenas do casal.

Eu não quero falar muito sobre a estória, porque tenho medo de dar spoiler e, como aconteceu comigo, quero que vocês se surpreendam.

Maurício está de parabéns por ter criado um dos romances mais lindos que já li. Simples, mas que me fazia suspirar a cada capítulo e me fazia sorrir sem eu nem me dar conta! Uma leitura leve, ótima para se ler em uma tarde, num lugar tranquilo. Recomendo a todos os que andam procurando ler um lindo romance. Esse livro não vai lhe decepcionar! Prometo!

Sobre o autor:

Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Além de escritor, é baterista e compositor. Do autor, a editora Porto 71 já publicou O Mundo de Vidro e Ainda Não Te Disse Nada.

A ASCENSÃO DOS NOVE – PITTACUS LORE

Nome: A Ascensão do Nove
Autor: Pittacus Lore
Páginas: 288
Série: Os Legados de Lorien – Livro 3
Classificação: 4/5

ATENÇÃO! Esta resenha pode conter spoilers dos outros livros da série.

Antes de encontrar John Smith, o Número Quatro, eu estava sozinha, lutando e me escondendo para continuar viva. Juntos, somos ainda mais poderosos. Mas isso só vai durar até precisarmos nos separar para localizar os outros. Fui até a Espanha em busca da Número Sete e encontrei mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar vivo de Lorien. Ella é mais jovem que o restante de nós, mas igualmente corajosa. Agora estamos à procura dos outros — de John inclusive.

Se me perguntassem qual livro da série eu mais gostei até agora, eu não saberia dizer. Cada um teve sua individualidade, todos me prenderam até o final tanto por causa da estória em si, quanto por causa da narrativa super fácil do autor. Considero Os Legados de Lorien um ótima série e diferente de muitas que têm por aí. Vale à pena dar uma chance à leitura.
Como nos outros livros, A Ascensão dos Nove traz agora uma fase, digamos, mais desesperadora dos personagens, pois Sétrakus Ra, o líder dos Mogadorianos, está na Terra e eles preciam reunir a Garde, os outros Lorienos, o mais rápido possível, antes que seja tarde demais.

Pittacus Lore, o autor da série, dividiu os capítulos entre cada um dos personagens. Ora a narração ficava por conta do número nove, a personagem principal, ora da número Seis… e assim por diante. O resultado? Curiosidade (!!!). O autor resolveu fazer o favor de colocar algum acontecimento no final de cada capítulo que nos deixassem doidos para ler o que iria acontecer depois, mas no outro capítulo o ambiente já mudava, pois era outra personagem narrando. Não tive como largar o livro antes de terminar!

Os nossos Lorienos estão cada vez mais fortes e confiantes no uso de seus Legados. Nesse livro, nós conhecemos ainda mais sobre outros membros da Garde, como a Ella, a número Dez, que foi encontrada no outro livro. Ela é uma garota esperta e astuta, apesar de ter desenvolvido poucos legados. Cada um, individualmente, se destaca por sua força de vontade e coragem, deixando a estória ainda mais eletrizante e difícil de parar de ler.

Recomendo demais a leitura do livro, mesmo para você que não está empolgado com a série. Dê uma chance, pois o final é de deixar qualquer um doido de curiosidade pra saber o que vai acontecer! Quero o outro livro pra ontem!

Sobre o autor:

Pittacus Lore é o Ancião a quem foi confiada a história dos lorienos. Passou os últimos anos na Terra preparando-se para a guerra que decidirá o destino do planeta.
Seu paradeiro é desconhecido.

UM PORTO SEGURO – NICHOLAS SPARKS

Nome: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4.5/5

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Eu sou muito fã de Nicholas Sparks, mas, pra ser sincera, eu não estava empolgada pra ler esse livro. Eis que resolvo lê-lo e me surpreendo (como sempre): diferentemente de outros livros do autor, este não tem doença ou algo assim e o romance é um dos mais lindos que ele já criou. Resultado: Um Porto Seguro se tornou um dos meus livros favoritos do Nicholas, perdendo só para O Diário de Uma Paixão e O Casamento.

Southport – Carolina do Norte

Bom, o livro se passa em Southport, uma cidadezinha no sul dos Estados Unidos, o tipo de cidade onde todos levam uma vida tranquila e todo mundo se conhece. À medida que fui lendo e o autor foi descrevendo a cidade, me deu muita vontade de morar numa cidade assim, de ter essa vida tranquila, longe da confusão da cidade grande, nem que fosse só por alguns dias. Sempre tive vontade de conhecer mais dessas pequenas cidades dos Estados Unidos e a leitura aflorou ainda mais isso em mim.

A personagem principal, Katie, é uma garota que tímida, reservada e que prefere não chamar atenção. Ela comprou uma casinha meio acabada numa rua de cascalhos em Southport e foi juntando dinheiro aos poucos para reformá-la. Dias depois de se mudar, uma mulher, Jo, passa a morar na única casa ao lado da de Katie e elas passam a ser grandes amigas.

Alex é dono do único mercadinho da cidade e se encanta por Katie logo no primeiro dia em que a vê. Viúvo, ele procura sempre dar o melhor para seus filhos (LINDOS), Kristen e Josh, e consegue ser um pai excelente, que está sempre lá para eles. À medida que os dias vão passando, ele procura se aproximar daquela mulher misteriosa e descobre que talvez seu coração esteja aberto para uma nova paixão.

A quimica entre o casal é perfeita. Eles são lindos juntos e quanto mais eu lia, mais eu queria saber aonde tudo aquilo iria terminar. quase Todos os personagens são cativantes e Jo, a amiga de Katie, é uma fofa e procura sempre estar aconselhando a amiga.

Preciso de um parágrafo para falar da Kristen, a filha mais nova de Alex. Que menina linda! Ela é daquelas menininhas espertas, que sempre está atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Muito fofa! Mas o Joshtambém é um amor de menino! Quero eles pra mim! hahaha!

À medida que a estória vai se desenrolando, uma outra personagem aparece e deixa a narrativa um pouco sombria, mas logo no outro capítulo eu já estava feliz com a Katie e o Alex. Sentimentos distintos sentidos num mesmo livros que só bons autores conseguem nos fazer sentir.

Então, como sempre, a narrativa do Nicholas foi impecável. Os capítulos passam rapidinho e quando você vê, não quer mais largar a estória enquanto não acabar.

Recomendo demais a leitura desse livro para vocês se apaixonarem tanto quanto eu pelo o casal Katie e Alex e, mais ainda, pelas criações de Nicholas Sparks.

A SOMBRA DA SERPENTE – RICK RIORDAN

Nome: A Sombra da Serpente
Autor: Rick Riordan
Série: As Crônicas dos Kane – Livro 3
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Classificação: 5/5

Atenção! Pode conter spoilers para quem ainda não ler os outros livros da série!

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.

Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

Mais uma vez Rick Riordan surpreendendo os leitores com a finalização de mais uma série. Mais uma dele que se tornou uma das minhas favoritas, assim como a série do Percy Jackson. Cheia de mistério, humor e aventura, mais uma vez, o Tio Rick fez uma estória de tirar o fôlego que faz com que o leitor não fique satisfeito com apenas 3 livros!

Como deu pra ler na sinopse acima, Sadie e Kane terão que correr contra o tempo para descobrir um meio de derrotar a Serpente do Caos antes do dia do Juízo Final. Com a ajuda dos deuses amigos, eles vão ter que ir até o fim do mundo – literalmente – para tentar descobrir um meio de parar a destruição da terra.

Como aconteceu nas outras série do Rick Riordan, ele impressiona por saber como utilizar a mitologia com a vida de cada um das personagens. Faz com que queiramos ter o poder que os Kane têm e fazer parte da Casa da Vida!

Falando nos Kane, eles estão cada vez mais poderosos, sabendo cada vez mais como controlar seus poderes. Sadie, particularmente, continua na sua dúvida amorosa entre Walt e Anúbis; já Carter continua louco apaixonado por Zia e cada vez mais poderoso e ciente de que ele precisa ter espírito de liderança e pulso forte para que ele possa enfrentar a Serpente e todos aqueles que se aliaram à ela com todas as suas forças.

Uma característica da narrativa do autor, além da simplicidade, são as tiradas irônicas que as personagens fazem, o que torna a leitura divertida e ainda mais agradável, pois, apesar de terem poderes e tal, mostra que eles continuam tendo a característica de simples adolescentes. Acho isso ótimo!

“Você ainda ficaria surpreso se soubesse que depois de tudo isso a situação só piorou? 

Achei que não.”

O final do livro foi eletrizante, não conseguia parar de ler – assim como todas as cenas de ação que o Tio Rick constroi. Foi tudo bem legal e deu vontade de que ele segurasse um pouco mais a estória só pra que tivesse mais um livro! Vou sentir falta dos Kane!

“Quanto a você que está ouvindo esta gravação: nunca estaremos ocupados demais para novos iniciados. Se você tem o sangue dos faraós, o que está esperando? Não desperdice sua magia. As portas da Casa do Brooklyn estão abertas.”

 Sobre o autor:

Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e os dois filhos. Autor best-seller do New York Times, premiado pela YALSA e pela American Library Association, por quinze anos ensinou inglês e história em escolas de São Francisco, e é a essa experiência que ele atribui sua habilidade em escrever para o público jovem. Além da série As Crônicas dos Kane que visita deuses e mitos do Egito Antigo, Riordan assina as bem-sucedidas séries Percy Jackson e os olimpianos e Os Heróis do Olimpo, inspiradas na mitologia greco-romana.