A ÚLTIMA PRINCESA – FÁBIO YABU

Nome: A Última Princesa
Autor: Fábio Yabu
Páginas: 127
Editora: Galera Record
Classificação: 4/5

Banida de seu lar por um feiticeiro, a Última Princesa de um reino encantado acabou esquecida pelo próprio povo e passa os dias sofrendo com as saudades da terra natal. Mas um novo mundo lhe é apresentado pelo misterioso inventor Alberto, que tem a pretensão de construir uma máquina mágica. Por meio dela a princesa poderá ter a chance de se libertar da maldição, se também for capaz de enfrentar seus medos.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o projeto gráfico da capa. Quando vi, eu estava nos EUA, mas fui logo atrás de saber sobre o que era e, principalmente, depois de ver o book trailer na mesma hora entrou para a minha lista de livros para comprar quando eu voltasse.
 
No livro conhecemos a estória de uma princesa que foi banida do seu reino, tudo porque ela queria levar justiça ao seu povo, queria libertar todos aqueles que eram escravos. Lembrou de alguém que também queria a mesma coisa? Sim, esse conto de fadas, na verdade é baseado na História do Brasil, mais precisamente durante o período colonial, na verdadeira libertação do escravos feita pela a Princesa Isabel, que é a princesa dessa estória de Fábio Yabu.
 
Na estória conhecemos todos os desejos e sonhos da princesa, assim como era a vida dela no seu reino com sua família e irmã. A princesa sempre viu a injustiça cometida em cima dos escravos pelos os mais poderosos e sempre teve o desejo de fazer algo por eles. Foi o que ela tentou fazer quando assumiu o trono de seu pai, mas as consequências não foram boas.
Depois de banida, ela passa muito tempo sem ter esperanças de realizar seu sonho e voltar para o lugar aonde ela pertence, tanto que acaba se acostumando com a vida que ela leva com seu príncipe encantado. Entretanto, Alberto, seu excêntrico bom amigo e inventor, reacende a chama da esperança no coração da princesa.
 
Todos os personagens do livro se referem às verdadeiras pessoas da História do Brasil, desde a própria princesa como disse acima, D. Pedro II, o pai da princesa, até Alberto, o melhor amigo da princesa na estória e que foi baseado em Santos Dumont, o pai da aviação.
 
Não quero contar muito, pois eu gostei tanto da estória que quero deixar vocês descobrirem por vocês mesmos, mas o que posso dizer é que valeu à pena a leitura. Foi rápida e fluente. Achei ótima. Além do mais, nunca tinha lido um livro de ficção baseado na história do nosso país e eu achei uma maneira bem interessante de se aprender sobre o que aconteceu na nossa nação antigamente de uma forma simples e criativa.
 
Acho interessante a inclusão desse tipo de livro nas listas de leituras das escolas, pois, assim, poderia despertar nos alunos um maior interesse em aprender sobre história em geral, porque, a meu ver, seria uma medida diferente e mais leve de aprendizagem. Parabéns ao autor por ter tornado, com sucesso, a história que aprendíamos nos tempos de escola em um lindo conto de fadas.

Sobre o autor:

Fábio Yabu nasceu em Santos em 1979. É escritor e ilustrador, com obras publicadas no Brasil e em Portugal. Criou a série Princesas do Mar, exibida diariamente nas TVs de mais de 50 países. Na literatura infantil, lançou Raimundo, cidadão do mundo e Apolinário, o homem-dicionário, adotados por escolas em todo o Brasil. Colabora com a revista Carta Educação e assina uma coluna mensal na Revista DM, direcionada aos adolescentes.
A Última Princesa é seu primeiro livro voltado para o público jovem. A história dessa princesa esquecida ganhará as telas do cinema, em parceria com a produtora paulista BossaNovaFilms.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *