LOVE LETTERS – ANDREA CLARKE

SÉRIE: #
EDITORA: British Library
NÚMERO DE PÁGINAS: 128
ANO DE LANÇAMENTO: 2011
TÍTULO ORIGINAL: #
ISBN: 9780712358255
AUTOR: Andrea Clarker

Love Letters foi um dos primeiros livros que li esse ano e um dos primeiros a comprar quando cheguei nos EUA. Sou uma amante de coisas à moda antiga e quando cheguei na livraria e vi esse livro me apaixonei completamente.

Ele se trata de uma coletânea de cartas de amor trocadas durante séculos, começando desde antes de Cristo. O livro mostra fotos do casais e um pouco da sua história, fotos das respectivas cartas originais e a tradução.

Cartas de Anna Bolena para Henrique VIII, Charles Dickens e até de Charlotte Brontë são mostradas no livro. Eu não sei vocês, mas eu acho muito lindo ver as diferentes formas de expressar o amor vindas ao longo dos anos, desde as mais simples palavras até as mais profundas declarações, principalmente de amores proibidos e platônicos.

“[…], you who since my childhood I have always wanted to love, serve, steem and honour to the best of my ability more than any other lady alive for the great qualities you possesss, as the most illustrious and most perfect, she who, in my opinion, has always surpassed all otherrs in feeling, honour and worth, since in your person are to be found all the fine qualities one could wish for in a woman. […]” 
“[…], você a quem desde minha infância eu sempre quis amar, servir, estimar e honrar da melhor forma que eu posso mais do que qualquer outra mulher viva por conta de todas as qualidades que você possui, como a mais ilustre e mais perfeita, ela quem, na minha opinião, sempre ultrapassou todos em sentimentos, honra e valor, desde que em você é encontrado todas as boas qualidades que alguém pode desejar em uma mulher. […]”
De Pierre Sala para Marguerite Bullioud.

Por volta de 1500.

Se você lê inglês e adora histórias reais de amor, você com certeza vai adorar esse livro. O inglês é um pouco difícil nas cartas mais antigas, por conta de algumas palavras usadas, mas nada que um dicionário inglês/português ou o google tradutor não resolvam.

Esse é aquele tipo de livro que vale à pena guardar por gerações, porque é sempre bom ver e mostrar o amor entre as pessoas na sua forma mais simples e bela.