AINDA NÃO TE DISSE NADA – MAURÍCIO GOMYDE

Nome: Ainda Não Te Disse Nada
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 233
Editora: Porto 71
Classificação: 5/5

“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo…

Marina tem 25 anos, é filha de padeiro, descendente de italianos e sonha em ser uma estilista famosa, mas, para correr atrás do seu sonho, ela teve que deixar sua família no interior de São Paulo e partir para a capital, onde ela começa a morar sozinha e a fazer um curso de moda.
Para pagar as despesas, ela começa a trabalhar nos correios, onde, todos os dias, despacha cartas e mais cartas para todos os lugares. Como uma romântica incurável, ela não queria mais levar e trazer histórias, na verdade queria fazer parte de uma. E ela não sabia que faria parte da mais especial de todas…
Todos os dias, uma mulher ruiva vai deixar uma carta escrita à mão, o que faz Marina achar estranho, pois, como toda a tecnologia disponível, é muito raro ver alguém escrevendo cartas. Até que um dia a nossa protagonista  encontra essa tal mulher em um restaurante e vai falar com ela para saber o que levava uma pessoa jovem a se comunicar à moda antiga.
É então que Marina descobre que a mulher tem um site chamado “Anjo Carteiro”, onde ela é paga para escrever cartas se passando por outra pessoa. Tipo, um filho paga à ela para escrever para o pai que mora longe, fazendo com que ela se passe pela mãe. Basicamente isso. Só que ela não possui muitas informações e as cartas podem envolvem sentimentos fortes como amizade e amor. Marina ficou fascinada com tudo o que ouviu e saiu do restaurante achando incrível como alguém pode doar seu tempo dessa forma para ajudar os outros.
Certo dia, uma carta destinada à caixa postal 787 chegou nos correios, mas ninguém veio pegar. E a caixa já estava inativa à 15 dias. O chefe de Marina pediu à ela para contatar o dono, se não a caixa seria desativada. Mas, por motivos que vocês só poderão descobrir lendo o livro, o dono não pode receber a carta. Marina não teve muito o que fazer e levou a carta para casa… mas a curiosidade foi maior e quando ela abriu a carta, uma surpresa…
Era uma carta de amor. Simples, pura. Daquelas que qualquer mulher gostaria de receber. É então que Marina, sabendo que a carta não teria resposta, resolveu dar uma de “Anjo Carteiro”. Passando-se pela destinatária, que mais tarde ela veio a descobrir que se chamava Milena, a garota resolveu responder o contato de Heitor, um senhor de idade que mora num asilo chamado Jardim de Santa Ana, em Porto, Portugal.
Enquanto isso, a vida de Marina segue.. Junto com as amigas Thaís e Francesca, ela continua o curso de moda e continua com seu sonho de um dia ser uma estilista conhecida no mundo inteiro. Chega a namorar, mas por causa de incompreensão acabam terminando. Continua trocando cartas com o senhor de idade que continua pensando que está falando com sua amada… E, bom, o resto não dá pra contar, é melhor vocês lerem pra saber o que vai acontecer.

De fato, nunca havia sido seu sonho trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história, e o passo definitivo acabava de ser dado.

Gente, dizer pra vocês tudo o que eu senti nesse livro é difícil. É em pessoas como Marina que eu me espelho na vida, pois elas são daquelas que vão atrás do que quer, não importa o quê. É assim que eu pretendo ser. Terminei o livro ainda mais decidida a ir atrás do que eu quero… Essa leitura não poderia ter vindo em hora melhor! Além disso, Marina é daquelas que acredita no amor verdadeiro, como eu. Enfim, me identifiquei muito com a personagem.
A história de amor do livro é uma das mais lindas que já li. Principalmente por envolver coisas à moda antiga, como envio de cartas escritas à mão.
Parabéns ao Maurício Gomyde por ter escrito uma história tão bonita e original e com personagens tão marcantes. Espero ler cada vez mais livros tão bons assim.

Sobre o autor:

Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Além de escritor é baterista e compositor. Do autor, o Selo 71 já publicou O Mundo de Vidro.

http://www.mauriciogomyde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *