A ESPERANÇA – SUZANNE COLLINS

Nome: A Esperança

Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes Livro 3
Páginas: 421
Editora: Rocco
Classificação: 5/5

Alerta de Spoiler!

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Começo dizendo que Jogos Vorazes é uma das melhores séries que já li e eu estava muito ansiosa pelo desfecho. Então, o que dizer sobre esse livro? Ok, o meu preferido continua sendo o Em Chamas, mas esse terceiro foi o mais “louco” pra mim por causa das coisas que aconteceram principalmente do meio para o fim (desculpa, não consegui encontrar outro adjetivo pra descrever o livro :).
Do começo para, mais ou menos, o meio do livro eu achei a história um pouco parada, porque mostra apenas a Katniss conhecendo o quartel general dos rebeldes e mostra como é seu dia-a-dia, onde ela tem que seguir um horário feito exclusivamente para ela.
Ela passa a morar no local com sua mãe e com sua irmã, Prim, onde estas trabalham como enfermeiras, cuidando dos feridos por conta das lutas durante as rebeliões.
Depois de Katniss se instalar, a chefe do local manda ela ir para o campo de batalha onde é monitorada 24 horas por um par de cinegrafistas da Capital, uma diretora chamada Cressida e Mesalla, seu assistente, para que eles possam registrar todos os passos da garota, com o propósito de, com essas imagens, invadir a rede de TV da Capital e mostrar a toda a Panem que os rebeldes estão resistindo bravamente, principalmente aquela que é considerada o Tordo, a líder da rebelião, a própria Katniss.
Com Katniss ao lado deles, a guerra se agrava mais, pois os rebeldes passam a desafiar a Capital de todas as maneiras possíveis, sonhando com o dia que poderão ver a paz reinando em todo o país novamente.
O livro continua tendo uma narrativa eletrizante, que faz o leitor se sentir na guerra junto com os personagens. Vários sentimentos são aflorados durante a leitura.. Medo, tensão, tristeza, pena e alegria também são alguns deles. Vou sentir saudade dessa série e vou aguardar por outros lançamentos da Suzanne Collins, pois depois de tudo o que eu passei com Jogos Vorazes, virei fã da autora.
Sobre a autora:

Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *